sexta-feira, 25 de maio de 2012

"O que aprendi com Michael Temer"

Este artigo está fantástico!
Escrito por Tom Coelho, de forma muito autêntica e acessível.
Vale a pena ler!


“A vida depende de circunstâncias alheias à nossa vontade.”

(Michel Temer)

Os grupos de jovens empreendedores coordenados pela Federação e pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP/CIESP) receberam o vice-presidente da República, Michel Miguel Elias Temer Lulia, em uma noite certamente memorável.

De início, diante da expectativa de ouvir uma personalidade do cenário político, alguns podem ter imaginado que encontrariam um discurso enfadonho ou uma retórica enviesada e superficial. Afinal, é natural que, tomados por ideologias pessoais, façamos até inconscientemente um juízo de valor, erguendo muros de ressalvas antes mesmo de pronunciada qualquer palavra.

Todavia, diante de uma pauta livre e convidado pelo presidente das entidades, Paulo Skaf, a abordar sua trajetória profissional, o que recebemos na sequência foi uma autêntica aula magna.

A primeira lição foi sobre humildade. Diante de seu atraso para a chegada ao local do evento, onde mais de 400 pessoas o aguardavam, iniciou seu discurso com um pedido veemente de desculpas à plateia, evitando esquivar-se com base na hierarquia, como muitos em posição de liderança optariam por fazer.

A segunda lição foi sobre democracia. Para melhorar as instituições é necessário respeitar a ordem jurídica, forjada na Constituição; aproximar o “Brasil formal” (que está no papel) do “Brasil real” (que está nas ruas), conciliando todos os setores sociais, sem exceção; e promover a liberdade de informação, pois onde não há contestação, não há democracia.

A terceira lição foi sobre empreendedorismo. Uma trajetória vitoriosa se inicia com a vontade de realizar, a preparação para fazê-lo, a dedicação para perseverar, o entusiasmo, para com “Deus dentro de si” não esmorecer diante das lutas e, finalmente, o ânimo, do latim anima, que representa o princípio espiritual da vida – a alma, em sua essência maior.

Ao final, os que tiveram o privilégio de ouvi-lo, descobriram que o advogado, doutor em Direito, oficial de gabinete, secretário de Educação, procurador-geral e secretário de Segurança Pública de São Paulo, deputado constituinte, deputado federal eleito por seis mandatos, presidente da Câmara dos Deputados por três vezes, presidente de seu partido e vice-presidente da República, revela por trás de toda sua experiência um educador, mais do que um professor; um conciliador, acima do político; e um escritor, não cronista ou contista, mas da história de nosso país que vai sendo tecida a cada dia – por ele e por todos nós.

•Tom Coelho é educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 17 países. É o atual diretor titular do NJE/CIESP.

e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br.
Site: www.tomcoelho.com.br.
Facebook: www.facebook.com/tomcoelho
Twitter: @tomcoelho
Lindekin: linkedin.com/in/tomcoelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário