terça-feira, 15 de maio de 2012

Thomas Enlazador - Ambientalista desapropriado de seu projeto Bicho do Mato

Para quem não conhece a história do ambientalista Thomas Enlazador, ele foi desapropriado do seu projeto Bicho do Mato, onde atuou por 5 anos em educação ambiental e teve grande sucesso. Ele está precisando muito de apoio!
Segue o triste relato dele;
Vamos ajudar pessoal! Repassem!

"Hoje, sexta feira 11 de maio de 2012, recebemos a triste visita de um oficial de justiça e 12 homens em dois carros e um caminhão locado pelo arrematador do sitio no leilão. Tentamos negociar prazos e todo o material que investimos no sítio durante os quase 5 anos que por lá estivemos. Acredito que fomos protagonistas do primeiro desalojamento de um centro de educação ambiental e permacultura no Brasil. Hoje foi um dia para lembrar que nem sempre a justiça é justa, Que a força das redes sociais nem sempre pode impedir barbáries como essa, que os projetos de interesse público não tem o respeito e proteção devida do estado, que estar em uma APA - Área de Proteção Ambiental desenvolvendo ações ambientais não dão garantia de apoio nas políticas públicas, que devemos ser muito mais organizados juridicamente para combater o sistema com melhores armas do que nos atacam, que o dinheiro, o interesse inescrupuloso de homens de preto engravatados e o conluio fétido do sistema jurídico é ato arranjado, que a vida vale pouco para eles..... Por força da sincronia conseguimos um depósito provisório para deixar parte do que conseguimos recuperar do nosso patrimônio material. Amanha, teremos a terceira e última viagem do caminhão. Agradecemos muito todos as entidades locais, nacionais e internacionais que nos apoiaram com cartas e mensagens de apoio. Os amigos que estavam presentes conosco, a equipe do ITeia Rede de Cultura que foi filmar a ação, os jornais locais que registraram a barbárie e todos os que fizeram a rede de força e orações. Perdemos a batalha mas não a guerra. Vamos buscar a indenização devida ! O Bicho do Mato fica na história por todo o trabalho realizado, pelas milhares de pessoas que por lá passaram e foram tocadas, formadas e sensibilizadas com a práxis da Cultura Sustentável. Pela forma linda que surgiu e pela injustiça que foi vitima. Pelo sangue dos nossos ancestrais e pela vida de nossas crianças. Pela fauna e flora que ali preservamos e pelos seres invisíveis que por nós cuidou. Gratidão por termos vivido em espaço tão lindo, por dois dos nossos filhos terem ali nascido. Pelas vivências que ali tivemos.
Hoje o Mundo, Brasil, Pernambuco, Recife e a Mata Atlântica estão mais tristes.
Estaremos em Recife até o fim de junho e partiremos para um novo projeto na Chapada dos Veadeiros-GO, onde recomeçaremos, articulando uma Ecoaldeia e a criação do Instituto Biorregional do Cerrado.

Estamos precisando de apoio na mudança com ajuda financeira para bancar o deslocamento até Goias e o início da nossa nova história por lá. Vamos chegar na terra praticamente crua, com uma casa pequena precisando de reforma, sem energia elétrica e com muita vontade de iniciar um novo ciclo. Quem puder, sentir e quiser colaborar para nos ajudar, por gentileza enviem um email para ecopedagogia@gmail.com

O custo da mudança está estimado em 6 mil e uma reforma básica na casinha mais uns 10 mil. Enfim família, 2012 tá forte a babilônia já caiu para nós ! Bola para frente, Deus é + e compaixão com esses seres que cosmicamente não tem idéia do que fizeram e fazem ! Que viva o Bicho do Mato e toda e qualquer iniciativa de resistência pela construção de um outro mundo possível ! AHO !


Um comentário:

  1. Triste por saber de tudon isso depois de 5 anos.. como estamos hoje em 2017?

    ResponderExcluir