terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Pipas vs Rede Elétrica

Na época de férias é muito comum ver a garotada empinar pipas para lá e para cá.
Mas, uma brincadeira tão inocente pode ocasionar grandes acidentes, seja eles por conta do cerol presente na linha (leia um artigo sobre aqui) ou por conta da fiação elétrica.
Como sempre dizem, nunca empinem pipas perto de redes elétricas. Pois bem, na última sexta-feira (30) aconteceu um acidente grave com o filho do nosso coordenador Renato Gomes, envolvendo pipa e rede elétrica, que pode servir de lição para muitos!
Vejam abaixo o depoimento que Renato postou em seu Facebook sobre o caso.

"ACONTECEU COMIGO: Olá Amigos! Quero compartilhar algo importante, que apesar de ter acontecido comigo, pode servir de exemplo pra muitas pessoas.
Geralmente sempre ouvimos histórias de acidentes com pipas na periferia, mas em geral não damos muita importância. Somente quando vivenciamos algo que tenha relação com aquilo que vemos é que passamos a dar o devido valor e importância. Na ultima sex
ta-feira (30) meu filho Gabriel de 11 anos, sofreu um acidente gravíssimo por conta das Pipas. Ele estava na casa da Avó em uma varanda no 3º andar quando avistou uma pipa caindo e como todo moleque na idade dele ficou alvoroçado para pegá-lo. Acontece que ele pegou a primeira coisa que viu pela frente (um pedaço de ferro) para tentar pegar a pipa próxima a uma rede elétrica. Dai vocês já podem imaginar o que aconteceu: Recebeu uma descarga elétrica de cerca de 3000wats, tendo queimaduras de 2º grau na barriga (que estava encostada na grade da varanda) e na mão que estava segurando o ferro. Pela Graça de Deus ele está vivo, mas poderia não estar. A grande sorte foi estar encostado na grade por onde a descarga deve ter saído.
Não quero condenar as Pipas, pois pedagogicamente sei que elas tem um papel importante no estimulo da imaginação da criança e faz a mente viajar pelo mundo dos sonhos, porém temos que orientar os nossos filhos para empinarem somente em lugares adequados e com espaço (parques) pois nas periferias as pipas oferecem grande risco de vida, por conta das redes elétricas que estão em todo canto. A outra questão é o cerol fabricado artesanalmente com cacos de vidro, que também oferece risco de vida principalmente aos motoristas de motos e pedestres.
Enfim, busquem todas as orientações possíveis sobre as pipas e passem para os seus filhos(principalmente os meninos) para que eles contenham um pouco da ansiedade de empinar pipas na periferia e na primeira oportunidade levem-nos para algum lugar onde eles possam experimentar essa sensação com segurança sem correr riscos de vida.
SOU MUITO GRATO A DEUS POR TER PRESERVADO A VIDA DO MEU FILHO."

Nenhum comentário:

Postar um comentário