sábado, 11 de maio de 2013

I FÓRUM DE NEGÓCIOS SOCIAIS DA BRASILÂNDIA - COMPARTILHANDO SABERES!



    Mais de 400 pessoas participaram do I FORUM DE NEGÓCIOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA. O Evento que aconteceu no auditório da ETEC Paulistano bairro que pertence ao subdistrito da Brasilândia, contou com 26 apoiadores que compartilharam seus conhecimentos sobre os Negócios Sociais e Educação Integral e Transformadora. Mais de 80% dos participantes do evento eram Jovens com menos de 25 anos que atentamente ouviram as discussões e esclarecimentos sobre os Negócios Sociais, um modelo de empresa que tem como compromisso além de simplesmente faturar, causar impacto social positivo, melhorando a qualidade de vida da população de baixa renda. 

    Esse novo conceito de negócio vem crescendo a cada ano e ocupando diversos setores do mercado de produtos e serviços.   Os apoiadores além de trazerem mais esclarecimento sobre o assunto, também compartilharam suas trajetórias como empreendedores dando exemplos aos espectadores dos  “caminhos” a  serem seguidos (ou não), pois uma das principais características de um bom empreendedor deve ser a resiliência, palavra final colocada por Diogo Tolezano do Sementes de Paz, um negócio social que impacta mais de 2000 famílias de produtores orgânicos,

     Entre os palestrantes estavam representantes de diversas organizações tais como Instituto Coca Cola,  CDI São Paulo (Comitê para Democratização da Informática), entre outros diversificando ainda mais as visões  sobre os temas colocados.

      Para falar sobre “Educação transformadora”, foram convidados diversos educadores de organizações sociais(Mensageiros, Orpas, Coletivo) e ensino regular(Professores do Colégio Nova Educação e Etec Paulistano) que colocaram em pauta a importância da educação integral do ser, visando um melhor desempenho do aluno ao logo da vida escolar e social. Durante um dos painéis sobre educação foi exibido um vídeo do professor José Pacheco, fundador da Escola da Ponte em Portugal que se mudou recentemente para o Brasil e está atuando com a implantação desse novo modelo na Escola do Projeto Ancora em Cotia.
Uma das palestrantes do painel que recebeu o nome de “Educação em Transição” foi à própria Verônica Machado, Presidente Fundadora da ONG Mensageiros, Gestora do Colégio Nova Educação e idealizadora do Fórum aqui na Brasilândia, que está se espelhando no trabalho que o professor José Pacheco vem realizando a mais de 30 anos, e que vem se tornando referência para as diversas práticas educacionais do Colégio que apesar de estar na Freguesia do Ó, possui em sua carteira diversos alunos da Brasilândia.

“Queremos tornar o Colégio Nova Educação um Negócio Social, impactando alunos da classe C e D com uma educação integral e de qualidade”, afirma Verônica Machado.

Uma das vertentes do Fórum, também foi apresentar ao público a arte e a cultura como forma de empreender em si mesmo, e pra representar esse conceito aconteceram diversas intervenções culturais entre os painéis, contando com a apresentação musical de alunos da ETEC Paulistano e também do Studio de Ballet Juliana Maciel, uma das colaboradoras do evento.

“Sem dúvida alguma o evento superou nossas expectativas e foi mais que um sucesso, pois a Brasilândia merece mais conhecimento sobre o assunto” afirmou Renato Gomes, Empreendedor e Eco-Designer que mediou o Fórum, participando do Painel Empreendedores Notáveis com a Criar & Criar Art Design, um Negócio Social que além de causar impacto social, também causa impacto ambiental onde já foram processadas mais 250.000 garrafas pet.
Confiram algumas imagens do evento:














Nenhum comentário:

Postar um comentário