segunda-feira, 18 de junho de 2012

Ecofuturo - Blog 3o.Prêmio - Rio +20 : E Eu com isso?

Rio+ 20 3D
Junho chegou. E com ele o frio, a chuva, as festas de São João e, este ano, a Rio+20, aquele evento sobre o qual você já ouviu falar, muito! Sabe que é sobre meio ambiente, que os hotéis no Rio estão caríssimos, que vem um monte de gente importante do mundo inteiro para o Brasil para participar disso, mas....deve estar se perguntando: e eu com isso?
Trocando em miúdos, a  Rio+20 pode ser vista por três dimensões. A primeira delas é a oficial, organizada pela ONU (Organização das Nações Unidas), onde chefes de Estado e de Governo se encontram por três dias para debater e, no final, assinar uma declaração sobre os rumos do planeta daqui em diante sob o aspecto social,econômico e ambiental.
 
A segunda éa Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental, que ocorre entre 15 e 23 de junho, no Aterro do Flamengo, também no Rio, organizada pelo Comitê Facilitador da Sociedade Civil Brasileira para a Rio+20 (CFSC). O CFSC é um grupo plural, formado por coletivos e redes da sociedade civil brasileira. O CFSC tem assento na Comissão Nacional para a Rio+20 e é considerado como grupo de articulação local (“host country liaison group“). Esse evento paralelo foi criado por organizações sociais que consideraram a pauta da Rio+20 (a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável)insatisfatória para lidar com a crise do planeta. Na Cúpula dos Povos, haverá uma série de grupos de discussão divididos em trêseixos: denúncia das causas estruturais da crise, das falsas soluções e das novas formas de reprodução do capital; soluções e novos paradigmas dos povos; e estimular organizações e movimentos sociais a articular processos de luta anti-capitalista.
 
A terceira é organizada pelo governo brasileiro batizada de Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável http://www.rio20.gov.br/sala_de_imprensa/sala-de-imprensa/notas/governo-brasileiro-organizara-os-dialogos-para-o-desenvolvimento-sustentavel-de-16-a-19-de-junho-nota-003-2012. Entre 16 e 19 de junho, representantes da sociedade civil, incluindo setor privado, ONGs, comunidade científica, entre outros, estarão reunidos no mesmo local da Conferência Rio+20 para uma discussão sobre temas prioritários relacionados ao desenvolvimento sustentável. As recomendações que resultarem dos Diálogos serão levadas diretamente aos Chefes de Estado e de Governo presentes na Cúpula. Serão debatidos dez temas:
(1) Desenvolvimento Sustentável para o combate à pobreza;
(2) Desenvolvimento Sustentável como resposta às crises econômicas e financeiras;
(3) Desemprego, trabalho decente e migrações;
(4) A economia do Desenvolvimento Sustentável, incluindo padrões sustentáveis de produção e consumo;
(5) Florestas;
(6) Segurança alimentar e nutricional;
 (7) Energia sustentável para todos;
(8) Água;
(9) Cidades sustentáveis e inovação;
(10) Oceanos.
Todos os debates serão transmitidos ao vivo no website das Nações Unidas.
Ufa! Quanto assunto! Você (igual a milhares de pessoas) deve estar se perguntando um monte de perguntas. Normal! Por aqui também estamos buscando montar este quebra-cabeça. Para sermos certeiros e objetivos, precisamos de você. Diga pra nós o que você quer saber. Ajude a pautar este blog com temas de verdadeiro interesse – e desconhecimento. Nós vamos atrás e juntos construímos uma rede de conhecimento. Topa? Aguardamos seus comentários.
4 D
Mas e aí? E eu com isso? Muita coisa.
Neste vídeo http://www.youtube.com/watch?v=a17EzUgtQWE&feature=relmfu, feito pelo Instituto Vitae Civilis, há uma explicação bem rápida e fácil sobre toda essa história. Um ótimo material para ser trabalhado em sala de aula.
Nada vai adiantar tanta saliva e tinta de caneta se os princípios e acordos não forem colocado em prática por cada um de nós, no dia-a-dia. Afinal, como já falamos aqui no blog, somos todos feitos de estrelas http://www.ecofuturo.org.br/premio/blog/show/759e estamos todos jogando um mesmo jogo http://www.ecofuturo.org.br/premio/blog/show/744, onde o objetivo não é dominar, mas cooperar. Sustentabilidade em terceira pessoa não funciona (“precisam reciclar”, “precisam salvar as florestas e oceanos”, “precisam fazer com que o planeta não esquente mais”). Nós, na primeira pessoa do plural, é que precisamos fazer do nosso mundo o melhor lugar do mundo para se viver, como a Severn e a Erisdê, que também já comentamos aqui no blog http://www.ecofuturo.org.br/premio/blog/show/751. E não estamos falando apenas de meio ambiente, mas de todos os diretos humanos, pois não basta as florestas salvas sem seres humanos e outras vidas habitando-as.
É por isso que estamos lançando no dia 20 de junho, no início da Rio+20 oficial, o 3o Prêmio Ecofuturo de Educação para Sustentabilidade. Aguardamos a resposta de professores e educadores sociais de todos os cantos do Brasil para a pergunta: “qual é para você, educador, o evento +20 possível e pertinente no seu pedaço de mundo?”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário